O que os clientes querem?

Conseguir responder a essa pergunta é o sonho de qualquer empresário, seja ele o dono de um pequeno negócio, seja o CEO de um grande conglomerado multinacional. Mas será que responder a essa pergunta garante o sucesso desejado pelas empresas? Conhecer os desejos dos consumidores é, certamente, algo que deve ser perseguido por toda empresa que deseja sobressair no mercado e se manter competitiva ao longo do tempo. Saber o que se passa na cabeça dos clientes, como ele traduz seus desejos e necessidades sob a forma de demanda por produtos e serviços é uma informação valiosíssima que precisa estar no radar de qualquer empresário.

Uma das ferramentas estratégicas mais importantes, quando se trata de analisar a concorrência em um determinado segmento de mercado, é avaliar os Critérios de Compra dos Clientes (CCCs).

“Todo o sucesso empresarial baseia-se em algo denominado como venda, que, ao menos momentaneamente, une a empresa e o cliente” Tom Peters

Descobrir o que leva um cliente a comprar de uma determinada empresa é um passo fundamental para entender, manter e aprimorar a competitividade dessa organização.

Os Critérios de Compra dos Cliente são o conjunto de elementos que os clientes utilizam, de forma consciente ou não, para fazer escolhas e decidir o que comprar, quando comprar e de quem comprar.

Uma empresa deve, portanto, identificar quem é o seu cliente em cada segmento de negócios que atua para, em seguida, decifrar suas preferências.

Segundo o consultor Vaughn Evans, os CCCs podem ser agrupados em seis categorias que reúnem as necessidades dos clientes:

  1. Eficácia do produto ou do serviço: traduz a vontade que o cliente tem de que o trabalho seja feito, ou seja, que resolva o seu problema de forma integral;
  2. Eficiência do produto: o conceito de eficiência adiciona o fator tempo ao item anterior. O cliente deseja ter seu problema resolvido a tempo. Cada cliente tem uma necessidade particular no que se refere ao prazo, seja de entrega de um produto seja na execução de um serviço;
  3. Variedade: é um fator que pode ter importância para alguns clientes e para outros não;
  4. Relacionamento: como uma empresa se relaciona como seus clientes? As tratativas se dão de forma cordial e prática? Os canais de venda são os mais adequados aos produtos e serviços ofertados?
  5. Instalações: dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido, um ambiente agradável atrai e retém clientes como, por exemplo, uma clínica estética, uma oficina mecânica, uma loja de shopping etc. Por outro lado, instalações precárias, mal iluminadas e desconfortáveis acabam por espantar as pessoas;
  6. Preço: sempre um fator relevante, o preço deve ser estabelecido com extremo cuidado de modo a atrair clientes e sustentar a lucratividade do negócio.

A partir do entendimento dos CCCs, as empresas devem fazer uma análise interna e verificar se são capazes de atender aquilo que seus clientes buscam. Por exemplo, se um dos critérios de compra de um determinado segmento de clientes for o fornecimento de produtos no menor prazo possível, sua empresa deverá ter uma logística ágil o suficiente para satisfazer essa demanda. Isso pode incluir desde o aprimoramento de processos internos quanto a manutenção de estoques de segurança.

O sucesso de uma empresa será alcançado quando ela for capaz de entender as necessidades de seus clientes e focar sua energia, seus processos e suas estratégias na satisfação dessas necessidades.

Se você não cuidar de seu cliente, seu concorrente cuidará.
Bob Hooey

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s