O que é um modelo de negócios?

Um modelo de negócios busca descrever a lógica de criação e transferência de valor entre uma empresa e o mercado. Por volta de 2011, os autores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur apresentaram uma representação gráfica denominada Canvas em que destacam 9 blocos ou componentes que mostram de forma bem objetiva como se define um modelo de negócios. Na figura abaixo temos o Canvas:

O preenchimento desse quadro possibilita enxergar os componentes de um modelo de negócios e suas inter-relações.

O primeiro bloco a ser considerado é o que denominamos de Segmento de Clientes e nele devemos considerar qual o público-alvo da organização. Em seguida temos a Proposição de Valor, ou seja, aquilo que a empresa fornecerá a seus clientes para satisfazer suas necessidades e seus desejos.

Os Canais são as formas que a empresa utiliza para entregar valor aos clientes e, de modo geral, são constituídos por lojas físicas, sites de comércio eletrônico, vendas por telefone, catálogos etc. Já o componente de Relacionamento com Clientes estabelece as formas de se relacionar com cada segmento de clientes, como atendimento pessoal, automatizado, diferenciado por faixa de renda ou faixa etária, entre outros.

No bloco 5 temos as Fontes de Receitas e cada modelo terá uma ou mais maneiras de ter seus produtos e serviços remunerados. Podemos ter recursos financeiros provenientes da venda de mercadorias, da prestação de serviços, do aluguel de imóveis ou equipamentos, licenciamento de softwares, assinaturas de revistas ou de canais de TV à cabo etc.

Prosseguimos na elaboração do modelo de negócios com os Recursos-chave, como a infraestrutura física e tecnológica e os funcionários necessários para gerar valor ao cliente. Temos também as Atividades-chave que são os processos diversos que a organização executa em seu dia-a-dia e os Parceiros-chave que podem ser os fornecedores de matérias-primas, prestadores de serviços, sócios e outros aliados permanentes ou ocasionais.

Finalmente a Estrutura de Custos onde são descritos todos os custos e despesas necessárias à manutenção do negócio.

A ideia desse modelo é colocar em apenas uma página todos os principais componentes associados ao funcionamento de um negócio e, dessa forma, criar uma ferramenta bastante simples para a comunicação e a tomada de decisões. Outra vantagem do Canvas é a possibilidade de se alterar facilmente qualquer um dos componentes conforme mudam os humores do mercado e as exigências dos clientes. No vídeo abaixo explico de forma um pouco mais detalhada sobre o Canvas e seus componentes.

Vídeo – O modelo de negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s